Quem não quer ter uma mente calma e tranquila? Principalmente nos dias de hoje com tantas coisas afetando diretamente a saúde mental: como estresse, ansiedade, depressão, pandemia e etc. Esses são fatores externos que podem fazer com que a sua tranquilidade interna vá embora, mas existe outro fator que também pode afetar a sua paz: o Interno – seus pensamentos: de cobrança, perfeccionismo, autocritica e medo.
Vou deixar aqui 4 segredos para te ajudar a ter uma mente mais calma e tranquila devido a esses fatores citados acima:
1) DEIXE DE LADO O PERFECCIONISMO:
Quanto mais você exigir que as coisas sejam perfeitas ou saiam do seu jeito, mais você se cobra e exige isso das outras pessoas. Talvez nem perceba, mas isso gera muita ansiedade. Você não é perfeita e isso é normal, deixe de lado o perfeccionismo, aceite que você pode errar e aprender com situações quando essas circunstâcias acontecerem.
2) PARE COM A AUTOCOBRANÇA E A AUTOCRÍTICA:
Mude o diálogo interno consigo mesma, seja mais acolhedora e menos acusadora. Isso vai fortalecer uma autoestima saudável. Se cobrar e se criticar constantemente é iniciar uma guerra interna, onde a tranquilidade não tem espaço.
3) APRENDA COM OS SEUS ERROS:
Os erros são oportunidades para aprender e se tornar uma pessoa melhor. Quando você fica focada nos erros que cometeu a paz vai embora e você fica presa nos pensamentos negativos e ruminantes (que não saem da sua cabeça).
4) ACEITE QUE AS PESSOAS PODEM PENSAR DIFERENTE DE VOCÊ:
Aceite isso e não mude de opinião só porque as pessoas pensam diferente de você. Ninguém é obrigado a pensar igual a todo mundo. Seja autêntica e seja você mesma. Lembre-se que tudo o que focamos de negativo em nossos pensamentos, pode se tornar ainda maior, quando não SEPARAMOS os fatos das ideias e hipoteses que alimentamos em nossa mente.
Coloque em pratica esses 4 segredos e me conta desde já qual deles você acha que é mais difícil de praticar.
Um grande abraço,
Claudia Cruz
Terapia Cognitivo Comportamental